Plataforma online auxilia adultos na aprendizagem socioemocional

Plataforma online auxilia adultos na aprendizagem socioemocional

A Ostera foi desenvolvida pela equipe do Programa Semente e está em fase de testes

O Programa Semente se prepara para lançar a Ostera, uma plataforma online de aprendizagem socioemocional. O conteúdo será composto por módulos que ajudarão o indivíduo a desenvolver o conjunto de aptidões necessárias para enfrentar dificuldades, lidar com as próprias emoções e se relacionar com os outros. Voltado para adultos, a plataforma poderá ser acessada por meio de computadores, tablets e smartphones.

Por muito tempo acreditou-se que habilidades socioemocionais, como resiliência, empatia e capacidade de liderança, fossem competências inatas a alguns indivíduos, uma espécie de dom. Pesquisas internacionais, no entanto, apontam que tais capacidades podem ser desenvolvidas em qualquer idade por meio de conteúdos estruturados. Assim, a Ostera preenche uma lacuna nesse campo, colaborando com o desenvolvimento da inteligência emocional na vida adulta.

Formação continuada da aprendizagem socioemocional

A plataforma também servirá como um programa de formação continuada de educadores das instituições de ensino que já incluíram o Programa Semente no projeto pedagógico. “Além dos que recebem o treinamento, conseguiremos alcançar o restante do corpo docente, o que servirá tanto para melhorar a vida pessoal deles como para aprimorar o aprendizado dos alunos”, ressalta Eduardo Calbucci, professor e um dos criadores do Programa.

De navegação simples, cada módulo da Ostera apresenta as etapas de “introdução”, “para entender”, “para aprender”, “para praticar” e “leitura”. Por meio de vídeos, quizzes e referências bibliográficas, o aluno terá uma visão clara do conceito de cada habilidade e aprenderá como aplicá-las de maneira prática em seu dia a dia. O primeiro módulo, que trata sobre resiliência, já está no ar em forma de teste.

Para saber mais, clique aqui. 

 

2018-05-24T14:21:00+00:00 Semente na Escola|