Dicas para estimular a aprendizagem socioemocional das crianças na escola

Dicas para estimular a aprendizagem socioemocional das crianças na escola

A infância é o melhor momento para aprender; confira dicas do educador Eduardo Calbucci

O ser humano começa a aprender desde os primeiros dias de vida. Mamar no peito da mãe, responder a estímulos externos e brincar com outras crianças faz parte do processo. Se antes a escola era tida como um mero espaço de alfabetização, hoje ela compreende também o desenvolvimento de habilidades não cognitivas ou socioemocionais. Assim, valores como ética, cooperação com o próximo e respeito à diversidade são pautas educacionais que abrangem a aprendizagem.

O professor tem papel fundamental nesse processo. Muitos, no entanto, têm dúvidas de como estimular a aprendizagem socioemocional nas crianças. Pesquisas mostram que brincar na infância aumenta a cognição e reflete em uma vida adulta mais feliz e saudável. Assim, é interessante que os pequenos participem de atividades lúdicas como jogos educativos.

Para os mais velhos, atividades em dupla, trio e grupo continuam sendo uma das melhores maneiras de aprender tanto conteúdos pragmáticos quanto socioemocionais. “É uma ferramenta importante para desenvolver várias habilidades”, ressalta o professor Eduardo Calbucci, um dos criadores do Programa Semente. “Saber cooperar com o outro é fundamental para a vida toda”.

Outra dica de Calbucci é o aprendizado por meio da quebra de expectativas. “Quando conseguimos mostrar para o aluno que o caminho mais fácil ou a resposta mais óbvia nem sempre são os corretos, a experiência é muito marcante”, diz. Assim, a criança entende que é preciso desconfiar do que é muito evidente.

A infância é o momento mais propício para o estímulo da aprendizagem. Fora do ambiente familiar pela primeira vez, a criança continua o processo de se perceber um indivíduo no mundo. Assim, o ambiente escolar tem a obrigação de desenvolver não só as aprendizagens formais, como também aspectos não tangíveis, como solidariedade, respeito ao próximo, perseverança, autocontrole, entre outros. E quanto antes esses estímulos forem dados, melhores os impactos na vida adulta.

A nossa metodologia

O Programa Semente torna a aprendizagem desses conceitos estruturada, uma vez que os pequenos têm materiais e temas específicos para que possam compreender cada sentimento. Os colégios que adotam a metodologia contribuem para a alfabetização emocional da comunidade escolar e também da sociedade como um todo.

Clique aqui para saber mais sobre o Programa Semente.

2018-08-06T12:30:55+00:00 Semente na Escola|