APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL 2017-09-11T23:56:45+00:00

APRENDIZAGEM
SOCIOEMOCIONAL

APRENDIZAGEM
SOCIEMOCIONAL

Os programas de aprendizagem socioemocional efetivos geralmente incorporam quatro
elementos representados pelo acrônimo SAFE:

  • Sequenciados: apresentam um percurso bem definido
  • Ativos: apresentam atividades que colocam em prática as habilidades trabalhadas 
  • Focados:  além do clima escolar que promove a aprendizagem socioemocional,
    existem momentos específicos em que a aprendizagem é focada 
  • Explícitos: apresentam objetivos explícitos que convergem para os domínios trabalhados

O Programa Semente foi desenvolvido rigorosamente a partir dessas premissas.

Conheça os cinco domínios que estruturam o Programa Semente:


AUTOCONHECIMENTO

Saber reconhecer emoções, relacionando-as com os pensamentos que as geram e entendendo como tudo isso influencia o comportamento, permite que cada um entenda melhor as próprias limitações e conheça as suas fortalezas, o que aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima.


AUTOCONTROLE

Emoções e pensamentos podem ser regulados, controlados, contidos, dominados, compreendidos. Isso faz com que nossas atitudes sejam menos impulsivas e mais adequadas para atingir objetivos predeterminados, tanto pessoais, quanto acadêmicos.


EMPATIA

Assumir a perspectiva do outro, sobretudo quando estamos diante de valores diferentes dos nossos, é fundamental para viver em um mundo cada vez mais marcado pela diversidade cultural. Criar empatia é criar elos, criar laços, criar ponte com as pessoas, aprendendo a se colocar no lugar do outro.


DECISÕES RESPONSÁVEIS

Fazer escolhas construtivas, coerentes com nossas crenças e comprometidas com padrões éticos, e fundamental para o bem-estar do indivíduo e para a comunidade. Para tal, é necessário conhecer normas sociais, avaliar de maneira realista as consequências de nossas ações e ter constante preocupação com a segurança.


HABILIDADES SOCIAIS

Para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, precisamos saber falar e saber ouvir. Comunicação clara, escuta ativa, cooperação, capacidade de resistir a pressão, de negociar conflitos, de buscar e oferecer ajuda, tudo isso é essencial na vida em sociedade.

Os programas de aprendizagem socioemocional efetivos geralmente incorporam quatro
elementos representados pelo acrônimo SAFE:

  • Sequenciados: apresentam um percurso bem definido
  • Ativos: apresentam atividades que colocam em prática as habilidades trabalhadas 
  • Focados:  além do clima escolar que promove a aprendizagem socioemocional,
    existem momentos específicos em que a aprendizagem é focada 
  • Explícitos: apresentam objetivos explícitos que convergem para os domínios trabalhados

O Programa Semente foi desenvolvido rigorosamente a partir dessas premissas.

Conheça os cinco domínios que estruturam o Programa Semente:


AUTOCONHECIMENTO

Saber reconhecer emoções, relacionando-as com os pensamentos que as geram e entendendo como tudo isso influencia o comportamento, permite que cada um entenda melhor as próprias limitações e conheça as suas fortalezas, o que aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima.


AUTOCONTROLE

Emoções e pensamentos podem ser regulados, controlados, contidos, dominados, compreendidos. Isso faz com que nossas atitudes sejam menos impulsivas e mais adequadas para atingir objetivos predeterminados, tanto pessoais, quanto acadêmicos.


EMPATIA

Assumir a perspectiva do outro, sobretudo quando estamos diante de valores diferentes dos nossos, é fundamental para viver em um mundo cada vez mais marcado pela diversidade cultural. Criar empatia é criar elos, criar laços, criar ponte com as pessoas, aprendendo a se colocar no lugar do outro.


DECISÕES RESPONSÁVEIS

Fazer escolhas construtivas, coerentes com nossas crenças e comprometidas com padrões éticos, e fundamental para o bem-estar do indivíduo e para a comunidade. Para tal, é necessário conhecer normas sociais, avaliar de maneira realista as consequências de nossas ações e ter constante preocupação com a segurança.


HABILIDADES SOCIAIS

Para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, precisamos saber falar e saber ouvir. Comunicação clara, escuta ativa, cooperação, capacidade de resistir a pressão, de negociar conflitos, de buscar e oferecer ajuda, tudo isso é essencial na vida em sociedade.