Atividades em grupo fortalecem as relações sociais entre estudantes

Atividades em grupo fortalecem as relações sociais entre estudantes

Ações são importantes para mostrar que os aprendizados podem ser coletivos

Realizar atividades em grupo é importante para estimular a percepção da diversidade dentro de sala de aula. Ao mesmo tempo, essas ações ajudam os estudantes a notar que não estão sozinhos no mundo e que fazem parte de uma coletividade.

Os programas de aprendizagem socioemocional possuem uma série de dinâmicas em grupo que permitem aos estudantes trabalhar o senso de pertencimento a um grupo e, ao mesmo tempo, desenvolver a individualidade. No Programa Semente, mais de 90% das aulas têm pelo menos uma atividade planejada para ser feita coletivamente.

Segundo Eduardo Calbucci, professor e um dos criadores do Programa Semente, essas atividades podem ser em dupla, em pequenos grupos ou até mesmo com toda a sala envolvida. “É importante mostrar que, assim como os conflitos são coletivos, as soluções também são. Todos estão no mesmo barco”, diz.

Sintonia

Para não que essas atividades sejam bem-sucedidas, a equipe pedagógica do Programa Semente desenvolve toda uma preparação em conjunto com as escolas.

Ao longo no ano, recomenda-se que os professores observem como cada aluno está lidando com as situações individualmente e estimular que um influencie positivamente o outro. “É importante incentivar que os grupos sejam formados por pessoas que pensem diferente. Isso será muito relevante para desenvolvimento das habilidade socioemocionais”, completa Calbucci.

 

 

 

2019-03-06T18:05:49+00:00 Semente na Escola|