BENEFÍCIOS 2017-08-23T15:17:39+00:00

BENEFÍCIOS

BENEFÍCIOS

Uma extensiva gama de estudos, incluindo estudos randomizados, longitudinais e meta-análises, apontam com consistência os benefícios da aprendizagem socioemocional. As pesquisas vêm de várias áreas: neurociência, saúde, psicologia, gestão escolar, teorias de aprendizagem, economia, empregabilidade e prevenção de problemas de conduta.

Os programas de aprendizagem socioemocional apresentaram impactos positivos na saúde mental, nas habilidades sociais e no desempenho acadêmico. E esse impacto se estende por vários anos, mesmo depois  que os alunos terminaram o programa.

De acordo com uma meta-análise da Universidade de Illinois em Chicago, Universidade de Loyola e Universidade de Columbia, nos EUA, após 18 anos da exposição ao programa, os estudantes ainda apresentavam manutenção dos ganhos, comparando-os aos que não foram expostos à aprendizagem socioemocional estruturada. As vantagens eram melhor comportamento social, empatia, trabalho em grupo e desempenho acadêmico.

Além disso, eles apresentavam menos problemas de conduta, menor incidência de transtornos mentais e menor uso de drogas psicoativas.

Essa meta-análise de 2017 envolveu cerca de 97.000 estudantes e replicou os resultados de outra meta-análise de 2011, que englobava cerca de 270.000 estudantes.

O Casel (sigla que, em inglês, significa “Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning”) é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Chicago, nos EUA, voltada para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de alunos da educação básica.

Com pesquisadores variados, proximidade com grandes universidades e mais de 20 anos de história, o Casel se tornou o principal centro de estudos da aprendizagem socioemocional do mundo e coordenou, junto a essas universidades, os estudos mencionados.

Clique na imagem abaixo para saber mais sobre o Casel e essas pesquisas,

Uma extensiva gama de estudos, incluindo estudos randomizados, longitudinais e meta-análises, apontam com consistência os benefícios da aprendizagem socioemocional. As pesquisas vêm de várias áreas: neurociência, saúde, psicologia, gestão escolar, teorias de aprendizagem, economia, empregabilidade e prevenção de problemas de conduta.

Os programas de aprendizagem socioemocional apresentaram impactos positivos na saúde mental, nas habilidades sociais e no desempenho acadêmico. E esse impacto se estende por vários anos, mesmo depois  que os alunos terminaram o programa.

De acordo com uma meta-análise da Universidade de Illinois em Chicago, Universidade de Loyola e Universidade de Columbia, nos EUA, após 18 anos da exposição ao programa, os estudantes ainda apresentavam manutenção dos ganhos, comparando-os aos que não foram expostos à aprendizagem socioemocional estruturada. As vantagens eram melhor comportamento social, empatia, trabalho em grupo e desempenho acadêmico.

Além disso, eles apresentavam menos problemas de conduta, menor incidência de transtornos mentais e menor uso de drogas psicoativas.

Essa meta-análise de 2017 envolveu cerca de 97.000 estudantes e replicou os resultados de outra meta-análise de 2011, que englobava cerca de 270.000 estudantes.

O Casel (sigla que, em inglês, significa “Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning”) é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Chicago, nos EUA, voltada para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de alunos da educação básica.

Com pesquisadores variados, proximidade com grandes universidades e mais de 20 anos de história, o Casel se tornou o principal centro de estudos da aprendizagem socioemocional do mundo e coordenou, junto a essas universidades, os estudos mencionados.

Clique na imagem abaixo para saber mais sobre o Casel e essas pesquisas,

Programa Semente:
construindo novos caminhos
com responsabilidade.