BLOG

BLOG 2017-08-18T16:37:49+00:00
1809, 2017

Carta aos Pais – Inteligência x Esforço

Categories: Artigos|Tags: , , , |

"O esforço e a prática fazem a inteligência aumentar" O supervisor pedagógico do Colégio Cassiano Ricardo, prof. Oscar Gonçalves Junior, enviou uma carta aos pais dos alunos comunicando o novo projeto da escola e orientando-os sobre a importância de valorizar mais o esforço e as atitudes dos filhos do que enfatizar apenas seus resultados. Com isso, ajudariam a aumentar [...]

1808, 2017

Estudo da Psicologia Positiva é fundamental para trabalhar habilidades socioemocionais em sala de aula

Categories: Artigos|

Conceito, que tira o enfoque unicamente dos distúrbios, está sendo abordado em escolas brasileiras pelo Programa Semente Quando o assunto é Psicologia, logo vêm à cabeça tópicos como depressão e ansiedade. Por causa disso, essa ciência acaba sendo socialmente relacionada a questões negativas da vida das pessoas. Isso ocorre porque os aspectos positivos da Psicologia não costumam ser pautados [...]

1808, 2017

BNCC avança ao incluir ensino de aprendizagem socioemocional

Categories: Artigos|

*Por Tania Fontolan A versão final da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), será referência nacional obrigatória para escolas públicas e privadas. A preocupação em desenvolver habilidades como resiliência, empatia e responsabilidade estão presentes no texto – das 10 competências básicas propostas pela BNCC, 3 são de ordem socioemocional. Conhecer-se, apreciar-se e [...]

1808, 2017

Como a escola e os pais podem ajudar?

Categories: Artigos|

Acredita-se que o amadurecimento é um processo gradual, por isso, trabalhar o emocional da criança o mais cedo possível é o primeiro passo para que ela cresça hábil emocionalmente. Além disso, quanto menor a faixa etária, maior deve o monitoramento do uso das redes, e os responsáveis por isso são os pais, que devem ser o maior exemplo de [...]

1808, 2017

O Programa Semente ensina crianças a usarem as redes sociais de forma responsável

Categories: Artigos|

Combinação de domínios, como autocontrole, empatia e decisões responsáveis, podem prevenir consequências provocadas pelo mau uso da internet Vivemos na era das redes sociais, em que tudo acontece instantaneamente. A internet pode ser muito útil para trabalhar, estudar e transmitir conhecimentos. Entretanto, quando não utilizada corretamente, pode ser extremamente perigosa, principalmente nas mãos de crianças e adolescentes. Infelizmente, é [...]

1808, 2017

Por que a aprendizagem socioemocional precisa estar nas escolas?

Categories: Artigos|

* Por Celso Lopes de Souza Entrar no mercado de trabalho, prosseguir os estudos, exercer a cidadania. Há um consenso, entre os especialistas, de que os 12 anos de Educação Básica devem preparar os jovens para esses três desafios. Além disso, todos querem que suas filhas e seus filhos sejam realizados pessoal e profissionalmente. A pergunta que costumo fazer [...]

1808, 2017

Como as escolas vão melhorar seu ranking no Enem (e a educação brasileira)

Categories: Artigos|

*Por Eduardo Calbucci Sempre que é divulgado o resultado do Enem por escola, que é transformado num problemático ranking (pois coloca na mesma régua instituições de ensino com propostas pedagógicas muito distintas), surgem hipóteses para explicar o “sucesso” ou o “fracasso” de certos colégios. Acredita-se – e parece que o senso comum vai mesmo nessa direção – que mais [...]