Como lidar com o bullying na escola?
Por meio da empatia, um dos cinco domínios da aprendizagem socioemocional, é possível frear as violências físicas e psicológicas no ambiente escolar Uma das formas de violência mais recorrentes no ambiente escolar é o chamado bullying, prática que se caracteriza por agressões físicas ou verbais de maneira repetitiva contra uma criança ou adolescente. De acordo com o Programa Internacional [...]
Como resolver o problema da indisciplina escolar?
Entender a raiz de cada situação e ensinar os alunos a lidar com as próprias emoções é mais eficaz do que medidas punitivas isoladas Um dos principais desafios que os professores precisam enfrentar em sala de aula é a indisciplina e a falta de atenção por parte de alguns alunos. O problema se estende também à família - é [...]
TV Globo – Como Será?: A capacidade de se colocar no lugar do outro
Veículo: Globo - Como Será? Data: 31/03/2018 Será que é fácil se identificar com o outro? E entender as ideias, os sentimentos e os desejos dele? A equipe do programa Como Será? da Rede Globo saiu às ruas para descobrir como podemos ser mais empáticos. Veja mais...
Terra: Ensino das emoções entra no calendário das escolas
Veículo: Terra Data: 21/02/2018 Saber lidar com as emoções faz parte dos desafios do século atual. Desenvolver autocontrole, empatia e resiliência desde cedo pode colaborar para um maior desempenho de crianças e adolescentes não só dentro da escola, mas também em seu cotidiano fora dela. As habilidades socioemocionais já fazem parte, inclusive, da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), [...]
Programa Semente realiza 2º Encontro Regional de Formação
Escolas que adotaram o Programa Semente para 2018 e aquelas que estão estendendo a utilização do material estiveram presentes na última terça-feira, 23 de janeiro, no Hotel Nobile Paulista Prime, em São Paulo, para participarem do segundo Encontro Regional de Formação do Programa. Professores, Coordenadores e Diretores de escolas de diversas regiões do país puderam aprofundar seus conhecimentos sobre [...]
O Estado de S. Paulo: Desenvolvimento de habilidades socioemocionais é tão importante quanto ensino tradicional
Veículo: O Estado de S. Paulo Data: 12/01/2018 Na hora de escolher uma escola para os filhos, não é incomum encontrar pais preocupados com a colocação da instituição no ranking do Enem, assim como o desempenho nas tradicionais disciplinas, como português e matemática. Mas quem pensa na educação de forma mais ampla já ressalta a importância do desenvolvimento de [...]
Inoveduc: Inserir habilidades socioemocionais nos currículos é o desafio
Veículo: Inoveduc Data: 21/12/2017 Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cresce a necessidade de de conhecimento sobre as habilidades socioemocionais. O documento orientará os currículos da educação básica em escolas públicas e privadas em todo o país. Por conta disso, profissionais de educação começam a discutir maneiras de inserir o ensino dessas habilidades no planejamento pedagógico. As [...]