Correio Braziliense: Para aliviar o peso do futuro

Correio Braziliense: Para aliviar o peso do futuro

Veículo: Correio Braziliense

A pouco mais de um mês das provas, especialistas e candidatos buscam métodos para manter a calma e o foco para o exame. Planejamento e atividades que proporcionem tranquilidade física e mental são fundamentais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bate à porta e não dá mais para esconder: a primeira prova é em 4 de novembro, daqui a pouco mais de um mês. A esta altura, muitos dos milhões de candidatos demonstram medo ou ansiedade pelo que virá. Especialistas recomendam manter metodologias pessoais que levem ao autoconhecimento e mantenham o foco.

Celso Lopes de Souza é fundador do Programa Semente e especialista em habilidades socioemocionais. Ele explica que há cinco grandes frentes socioemocionais, cada vez mais estudadas pelo mundo. Entre elas, autoconhecimento, autocontrole e perseverança. “Autoconhecimento é reconhecer as próprias emoções, apresentando suas fortalezas e fraquezas. Autocontrole é regular as emoções, quando elas estiverem mais atrapalhando do que ajudando. Dentro disto está a capacidade de resiliência  de não só superar as adversidades, mas aprender com elas”, explica.

Veja mais…

2018-10-05T16:13:43+00:00 Semente na Mídia|