Pedagogo é fundamental para formar cidadãos preparados para o século XXI

Pedagogo é fundamental para formar cidadãos preparados para o século XXI

Profissional deve estar sintonizado com os desafios de cada tempo e de cada cultura para poder impactar significativamente a vida de crianças e jovens

O pedagogo, desde a Grécia antiga, é responsável pela formação de crianças e jovens. Ele fornece as ferramentas para a nova geração desvendar o mundo e atuar na sociedade de maneira autônoma e responsável. Se o mundo muda rapidamente, e as redes sociais trazem desafios inéditos a cada mês, ele também precisa transformar suas estratégias de desenvolvimento.

Em 2010, a Unesco publicou um relatório apontando a necessidade de a formação escolar ser orientada para o “aprender a aprender”. Ficou mais evidente, desde então, que o ensino de conceitos era apenas uma pequena parte da formação necessária nos novos tempos e que, por isso, os profissionais da pedagogia teriam papel ainda mais fundamental na elaboração de projetos de formação.

“Uma criança e um jovem que aprende a se conhecer, a regular seus impulsos, a ter empatia pelo outro, que avalia as consequências antes de tomar uma decisão, vai impactar de uma forma mais humana seu entorno. Tudo a ver com a grande tarefa dos pedagogos de formar pessoas melhores para si mesmas e para o mundo”, afirma Tania Fontolan, diretora do Programa Semente.

Desenvolvimento

Se a educação deve se aproveitar de todas as oportunidades oferecidas pela sociedade, é papel do pedagogo garantir que crianças e adolescentes tenham as bases que lhes permitam decifrar, na medida do possível, as mudanças no caminho.

“É fundamental que o pedagogo esteja sempre sintonizado com os desafios de cada tempo e cultura, de forma que sua atuação efetivamente faça diferença nas trajetórias de quem está sob sua orientação”, completa Tania.

2019-05-20T15:24:16+00:00 Semente na Escola|