Direcional Escolas: “Escolas do futuro ensinarão mais habilidades socioemocionais do que conteúdos”, diz especialista em educação básica

Direcional Escolas: “Escolas do futuro ensinarão mais habilidades socioemocionais do que conteúdos”, diz especialista em educação básica

Veículo: Direcional Escolas

Os novos rumos do mercado educacional, as mudanças que estão impactando o currículo escolar, as novas competências do século XXI e a inserção das habilidades socioemocionais na grade curricular foram temas abordados durante encontro em SP

Um evento realizado na última terça-feira (28) pelo Programa Semente, “Tendências da Educação 2019”, no Novotel Center Norte,  em São Paulo, Mario Ghio, um dos executivos mais influentes da Educação Básica, presidente da holding Saber, afirmou a importância de desenvolver a aprendizagem socioemocional nas escolas brasileiras, para acompanhar as tendências da educação: “se as escolas não se atentarem sobre as habilidades socioemocionais, não haverá alunos; no futuro, as instituições de ensino irão perder o caráter instrucional para se tornar ambientes de aprendizagem colaborativa e de relacionamento”, disse.

Com a presença dos palestrantes Leandro Karnal e do fundador do Programa Semente, Celso Lopes de Souza, as habilidades socioemocionais e as novas ideias de solução para a melhoria da educação no Brasil foram apresentadas para gestores e mantenedores de escolas. Em sua palestra, Karnal ressaltou a importância do professor e da educação no mundo líquido (conceito de Zygmunt Bauman), onde as relações são instáveis e sem formas. Nesse contexto, os professores devem reconhecer que todo o esforço de hoje não terá um resultado imediato, mas sim, um efeito futuro, somente quando será possível observar os adultos que seus alunos se tornarem.

Veja mais…

2018-08-31T14:12:23+00:00 Semente na Mídia|