Dr. Celso Lopes ministra palestra sobre a importância das habilidades socioemocionais do ponto de vista científico

Dr. Celso Lopes ministra palestra sobre a importância das habilidades socioemocionais do ponto de vista científico

O palestrante é educador e psiquiatra e um dos fundadores do Programa Semente

Acontece no dia 15 de maio, às 19h, no Colégio Ágape, na cidade de Colombo, no Paraná, a palestra “Programa Semente: a importância das habilidades socioemocionais na formação de crianças e jovens”. O evento será conduzido pelo Dr. Celso Lopes, educador, psiquiatra e fundador do Programa Semente. A palestra é voltada a pais e professores.

Na ocasião, o Dr. Celso apresentará as bases científicas do Programa Semente, que desenvolve o autoconhecimento, o autocontrole, a empatia, as decisões responsáveis e as habilidades sociais em crianças e adolescentes. O sistema de ensino atende atualmente cerca de 35 000 alunos e foi estruturado de acordo com o Casel, o principal centro de estudos de aprendizagem socioemocional do mundo.

Em 2011, o Casel reuniu diversos pesquisadores em diferentes países para avaliar o impacto de programas que trabalham para desenvolver competências como autonomia e liderança na vida de crianças e adolescentes. Cerca de 270 000 estudantes participaram da pesquisa e os resultados surpreenderam: houve não só diminuição da possibilidade de surgimento de transtornos psiquiátricos, como também melhora de 11% em média no desempenho acadêmico dos participantes.

Base Nacional Comum Curricular

Até 2020, colégios particulares e públicos deverão ministrar competências socioemocionais aos seus alunos conforme indica a Base Comum Curricular Nacional, a BNCC, documento que norteia o conjunto de conhecimentos para todos os estudantes brasileiros. Entre as dez competências básicas propostas pelo documento, cinco são de ordem socioemocional.

“Saber reconhecer emoções, relacionando-as com os pensamentos que as geram e entendendo como tudo isso influencia o comportamento, permite que cada um compreenda melhor as próprias limitações e conheça suas fortalezas, o que aumenta a confiança, o otimismo e a autoestima”, afirma Dr. Celso Lopes.

Palestra “Programa Semente: a importância das habilidades socioemocionais na formação de crianças e jovens”. Colégio Ágape; 15 de maio às 19h. Rua Gustavo Nass, 91, Roça Grande, Colombo, Paraná. Evento gratuito.

Clique aqui para entrar em contato com a equipe do Programa Semente.

2018-05-24T11:59:02+00:00 Semente na Escola|