Programa Semente reúne gestores educacionais para discutir o futuro da educação e a aprendizagem socioemocional

Programa Semente reúne gestores educacionais para discutir o futuro da educação e a aprendizagem socioemocional

Mario Ghio, Leandro Karnal e Celso Lopes de Souza conduzem o encontro “Tendências da Educação”, que reuniu mais de 200 gestores educacionais, no Novotel, em São Paulo

No modelo tradicional, a escola parece se tornar cada vez menos convidativa aos estudantes. Não basta tecnologia ou recursos dos mais diferentes tipos para atraí-los e estimular o interesse pelo aprendizado. Por isso, é necessário discutir os rumos da educação do futuro, analisar e buscar soluções para os novos desafios e promover melhores relações sociais, estimulando as habilidades do século XXI.

Em evento realizado dia 28 de agosto pelo Programa Semente, “Tendências da Educação 2019”, no Novotel Center Norte,  em São Paulo, Mario Ghio, um dos executivos mais influentes da Educação Básica, presidente da holding Saber, afirmou a importância de desenvolver a aprendizagem socioemocional nas escolas brasileiras, para acompanhar as tendências da educação: “se as escolas não se atentarem sobre as habilidades socioemocionais, não haverá alunos; no futuro, as instituições de ensino irão perder o caráter instrucional para se tornar ambientes de aprendizagem colaborativa e de relacionamento”, disse.

Com a presença dos palestrantes Leandro Karnal e do fundador do Programa Semente, Celso Lopes de Souza, as habilidades socioemocionais e as novas ideias de solução para a melhoria da educação no Brasil foram apresentadas para gestores e mantenedores de escolas. Em sua palestra, Karnal ressaltou a importância do professor e da educação no mundo líquido (conceito de Zygmunt Bauman), onde as relações são instáveis e sem formas. Nesse contexto, os professores devem reconhecer que todo o esforço de hoje não terá um resultado imediato, mas sim, um efeito futuro, somente quando será possível observar os adultos que seus alunos se tornarem.

Esse ensinamento também vale aos professores, para que eles tenham capacidade de lidar melhor com os estudantes e implantar nas salas de aulas a aprendizagem socioemocional. “Quando o professor da escola se capacita para aplicar essa metodologia, o impacto é muito maior, pois ele conhece os alunos e tem maior envolvimento”, afirma Celso.

Atualmente, das 10 competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 4 são explicitamente habilidades socioemocionais. “Nós percebemos que todas as habilidades exigidas por grandes empresas não são apenas os conceitos da profissão, mas sim, habilidades socioemocionais, como agilidade, proatividade, resolução de problemas, capacidade de negociação, comunicação e planejamento, além de liderança e trabalho em equipe”, ressaltou Mario Ghio.

Segundo Ghio, daqui a 30, 40 anos os jovens não irão para a escola somente para adquirir conteúdos e disciplinas, mas para aprender a se relacionar. Por conta disso, o futuro das instituições de ensino está nas mãos da aprendizagem socioemocional.

Pesquisa nacional – O fundador do Programa Semente chamou a atenção para a necessidade do embasamento científico como auditor dos programas sobre aprendizagem socioemocional no mundo. Amparado pelas principais pesquisas científicas na área de aprendizagem socioemocional, o Programa Semente acaba de publicar o maior estudo sobre o impacto do ensino das habilidades socioemocionais em alunos brasileiros. A pesquisa, realizada pela UFRJ, foi feita com 9,6 mil estudantes do Programa Semente e mostrou impactos positivos em todos os domínios avaliados, apontando nos índices gerais de Habilidades Socioemocionais um aumento estatisticamente significativo de 6,7% (média) no aprimoramento dos cinco domínios das competências socioemocionais, chegando a cerca 14% nos domínios de autoconhecimento e autocontrole.

Depoimentos

 

Depoimento 01 - Tendências da Educação

 

Walter Biocalti – Anglo Três Lagoas (Três Lagoas/MG) – “O evento foi bastante proveitoso, eu acho que precisávamos de algo assim para entender a conexão do projeto com a escola. Nós queremos colocar em prática o Programa Semente dentro das nossas escolas e eu acredito que no ano que vem faremos a adesão para o Ensino Médio no Anglo Três Lagoas, pois é algo que nos falta nesse segmento”.

 

 

Depoimento 01 - Tendências da Educação

 

Diego Franco – Colégio Renovação (São Paulo/SP) – “O Programa Semente é muito motivador para a nossa escola. Com ele nós sentimos a mudança total das relações entre os próprios alunos, dos alunos com os professores, e vários momentos sensíveis que eles enfrentam no dia a dia agora são discutidos com o auxílio de um material com muito embasamento científico”.

 

 

Depoimento 03 - Tendências da Educação

 

Bruna Garcia – Anglo São João (São João da Boa Vista/SP) – “O evento foi maravilhoso, muito bem estruturado desde o início. Nossa escola já adere ao Semente e essa é uma oportunidade de aprender um pouco mais. Os alunos relatam algumas situações dentro e fora do ambiente escolar em que ensinamentos do Programa Semente são colocados em prática e isso é gratificante”.

 

2018-08-30T14:54:55+00:00 Semente na Escola|