Programa Semente lança material para a Educação Infantil

Programa Semente lança material para a Educação Infantil

Lúdicos, livros didáticos foram pensados para desenvolver a aprendizagem socioemocional em crianças de até cinco anos

O Programa Semente lança, no primeiro semestre de 2019, um novo material didático, voltado exclusivamente para a Educação Infantil. O objetivo é melhorar ainda mais o grau de eficiência da aprendizagem socioemocional na primeira infância. Os instrumentos tratam dos cinco domínios que formam os pilares da metodologia empregada: autoconhecimento, autocontrole, empatia, decisões responsáveis e habilidades sociais.

“A diferença é que eles estão mais adequados à faixa etária”, explica o professor e um dos criadores do programa, Eduardo Calbucci. Assim, os tipos de exercícios e todas as atividades propostas foram pensadas para que os pequenos compreendam e absorvam de forma integral os conteúdos do ensino socioemocional.

Baseado em evidências científicas internacionais, o material dá maior ênfase, por exemplo, ao autocontrole. “As crianças dessa idade precisam trabalhar mais o controle de impulso”, afirma Calbucci. Em seguida, estão as questões ligadas à empatia e ao autoconhecimento.

Outro aspecto importante do novo material é que ele foi planejado para funcionar como um guia para o professor. Algumas orientações estarão disponíveis também em formato digital. Já o aluno tem um caderno de registros em que estão várias atividades lúdicas, voltadas para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. “Quanto mais cedo a pessoa tiver contato com esse tipo de conteúdo, mais duradouro serão os benefícios”, diz o professor.

2018-10-22T16:58:03+00:00 Semente na Escola|