Nova Escola: “Habilidades socioemocionais são tão importantes quanto os rankings”

Nova Escola: “Habilidades socioemocionais são tão importantes quanto os rankings”

Veículo: Nova Escola

Estudo aponta desempenho melhor dos alunos que passam por aprendizado dessas competências

As escolas brasileiras terão de incluir as habilidades socioemocionais nos seus currículos, a partir de 2020, conforme prevê a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Projetos como o Guia da Base – Competências Gerais e iniciativas como a do Porvir destacam a importância da aplicação dessas habilidades em sala de aula. Mas faltava um estudo que mostrasse o avanço dos alunos a partir desse aprendizado. Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aponta que alunos expostos a um aprendizado que inclui o desenvolvimento das competências socioemocionais apresentam um comportamento melhor e possuem mais autocontrole.

Durante um ano, os pesquisadores acompanharam um grupo de 9,6 mil estudantes entre 10 e 17 anos. A partir do material desenvolvido pelo Programa Semente, o estudo mapeou o avanço nos níveis de autocontrole, empatia e perseverança desses alunos.

Veja mais…

2018-05-25T14:26:22+00:00 Semente na Mídia|