NUBE: A pressão do 2º semestre escolar

NUBE: A pressão do 2º semestre escolar

Veículo: NUBE

O segundo semestre passa voando e os meses são marcados pela pressão em todos os níveis da estrutura escolar. Enquanto os coordenadores têm de apresentar resultados, os professores precisam dar conta do conteúdo e conduzir outras atividades. Por sua vez, os alunos enfrentam os desafios de manter boas notas, recuperar as ruins, e, no caso do ensino médio, estudar para o vestibular.

Contudo, esse período pode ser melhor administrado quando os domínios socioemocionais são colocados em prática. Para Tania Fontolan, diretora-geral do Programa Semente, a tomada de decisões responsáveis é essencial no planejamento. Assim, é válido aproveitar experiências de anos anteriores para reforçar os pontos positivos e ajustar os negativos.

“Parece óbvio, mas, na ansiedade, muitas pessoas se atrapalham para organizar os próximos passos e utilizam pouco a boa vivência acumulada”, explica a educadora. Então, tomamos decisões melhores quando consideramos mais variáveis simultaneamente. “Avaliar o passado é fundamental nesse processo”, ensina a educadora.

Além disso, mantenha o foco e cumpra as metas. Segundo a especialista, dificuldades e intercorrências acontecem. A palavra-chave é equilíbrio. “Por outro lado, às vezes é necessário reavaliar a situação para não insistir indefinidamente em estratégias inadequadas. Perseverança e teimosia são coisas diferentes”, adverte.

Veja mais…

2018-08-31T14:19:41+00:00 Semente na Mídia|