O Estado de S. Paulo: Setembro Amarelo: entenda a campanha de prevenção ao suicídio

O Estado de S. Paulo: Setembro Amarelo: entenda a campanha de prevenção ao suicídio

Veículo: O Estado de S. Paulo

Data: 02/09/2019

Ações promovidas no mês buscam conscientizar as pessoas e dar destaque a centros que oferecem ajuda

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como copatrocinadora. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Em ação desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

Segundo o psiquiatra Celso Lopes de Souza, educador e fundador do Programa Semente, já está mais do que comprovado que falar sobre suicídio não agrava a situação. “Muito pelo contrário, pode ajudar a tratar as pessoas que tenham essa intenção”, afirma.

Leia mais

2019-09-06T15:30:01+00:00 Semente na Mídia|