Aproveitar o ócio é essencial para a aprendizagem

Aproveitar o ócio é essencial para a aprendizagem

Ensinar alunos a descansar o cérebro é uma das chaves para melhorar desempenho escolar 

Na era da revolução digital e das megalópoles, a ansiedade tem tomado conta das populações. Vivemos com pressa, não sabemos esperar e o ócio parece um mal a ser combatido: se não estamos fazendo algo, o dia parece completamente improdutivo.

A insônia, por exemplo, é um mal que tem afetado cada vez mais a vida das pessoas. No Brasil, estima-se que 73 milhões enfrentem dificuldades para dormir. Entre os motivos para o problema estão as preocupações diárias e a depressão. “Aristóteles já dizia que a virtude está sempre no meio”, lembra Eduardo Calbucci, professor e um dos criadores do Programa Semente.

O educador explica que aproveitar os períodos de ócio é essencial para a aprendizagem. “O cérebro humano trabalha com o sistema elaborado, que é usado para fazer atividades mais complexas, e o sistema automático, que comanda as tarefas menos complexas”, afirma.

Sistemas complexo e automático

Utilizamos o sistema elaborado quando estamos aprendendo a andar de bicicleta. Há um esforço das redes neurais para nos manter em equilíbrio. Ao dominar a atividade, o cérebro delega a função para o sistema simples. “É impossível trabalhar com o sistema elaborado o tempo inteiro. Há um gasto energético muito grande e é preciso descansar”, explica Calbucci.

É por isso que o sono é tão importante para o ser humano. É preciso relaxar o sistema elaborado para poder utilizá-lo em toda sua complexidade. O estudante que não dorme bem antes de uma prova, por exemplo, pode se dar muito mal. Além disso, sabe-se que o cérebro que não desliga tem dificuldades para tomar decisões acertadas.

Em programas estruturados de alfabetização socioemocional, as crianças e adolescentes são ensinados, de acordo com a idade, a manter os sistemas elaborados e automáticos equilibrados. Isso faz com que os alunos desenvolvam todo seu potencial de aprendizagem, tenham melhores desempenhos em exames e tomem melhores decisões ao longo da vida.

Clique aqui para saber mais sobre o Programa Semente.

2018-10-16T14:33:29+00:00 Semente na Escola|