Pais devem entender o que é o ensino das emoções

Pais devem entender o que é o ensino das emoções

Escolas podem aproveitar reuniões para mostrar de forma simples e esclarecedora o que é aprendizagem socioemocional

A aprendizagem socioemocional é um processo por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos e habilidades que permitem gerenciar melhor as próprias emoções. Esse ensino é recente nas escolas e, por isso, muitas famílias ainda não entendem como, de fato, ele funciona. Por isso, as escolas têm um papel importante de esclarecimento, tanto para os estudantes, quanto para pais e responsáveis.

Para estabelecer e manter uma comunicação eficiente com os pais, as reuniões escolares e até de captação de novos alunos podem ser muito úteis. Segundo Eduardo Calbucci, fundador do Programa Semente, comunicação clara e escuta ativa com os familiares são essenciais.

“A primeira coisa a ser dita é que, ao contrário do que o senso comum imagina, o domínio das emoções pode ser ensinado. Muitos pensam: meu filho é desse jeito e pronto, mas não é bem assim. O gerenciamento das emoções pode ser ensinado no ambiente escolar, com profissionais bem treinados”, afirma Calbucci.

A escola precisa ensinar matemática, português e ciência, mas não é só isso. Afinal, o que muitas vezes decide o sucesso pessoal e profissional é a capacidade de tomar boas decisões, a resiliência, o autocontrole e a empatia.

Para os pais que têm maior preocupação com a nota, ainda é preciso mostrar como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode trazer aumento no desempenho do boletim escolar.

“Os estudos mostram que a aprendizagem socioemocional pode aumentar a nota nas disciplinas tradicionais em mais de 10%. É um uma melhora muito grande da produtividade escolar”, completa Calbucci.

 

2019-01-17T09:58:22+00:00 Semente na Escola|