Revista Glamour: Setembro Amarelo: entenda a campanha para prevenir o suicídio

Revista Glamour: Setembro Amarelo: entenda a campanha para prevenir o suicídio

Veículo: Revista Glamour

Data: 06/09/2019

Precisamos falar sobre suicídio. Você sabia que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo? E que, no Brasil, um caso é registrado a cada 45 minutos? No País, aliás, essa é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás de violência interpessoal (doméstica e comunitária) e acidentes de trânsito. Os dados alarmantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram a importância de discutir o assunto, se conscientizar e abraçar iniciativas como o Setembro Amarelo, campanha para prevenir o suicídio. Aqui, a gente explica mais sobre o tema.

Pensamento de morte X Ideação suicida

É importante diferenciar o pensamento de morte da ideação suicida. Mas como assim? De acordo com Celso Lopes de Souza, psiquiatra, educador e fundador do Programa Semente – programa estruturado de aprendizagem socioemocional -, o primeiro é mais comum, é quando a pessoa pensa “eu poderia morrer” ou “eu queria morrer”. “Já a ideação do suicídio é mais grave, em que a pessoa pensa ‘eu quero me matar’”, diferencia. O especialista ainda explica que pessoas com ideação suicida encaram os 3 “is”: “sentem que a dor é impossível, insuportável e interminável. Elas claramente não conseguem perceber sozinhas que esses “3i’s” são distorções de percepção da realidade, por isso precisam de ajuda.”

Leia mais 

2019-09-06T15:35:11+00:00 Semente na Mídia|