Programa Semente: uma solução completa em aprendizagem socioemocional

Como a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio entrando oficialmente em vigor, uma discussão que está chamando cada vez mais atenção dos educadores é o projeto de vida. Essa expressão aparece na BNCC, pela primeira vez, logo na introdução do documento oficial, num texto assinado pelo nosso então ministro da Educação:

Com a Base, vamos garantir o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes brasileiros, seu desenvolvimento integral por meio das dez competências gerais para a Educação Básica, apoiando as escolhas necessárias para a concretização dos seus projetos de vida e a continuidade dos estudos. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018,

É preciso reconhecer que um projeto de vida só será bem-sucedido se as competências socioemocionais estiverem satisfatoriamente desenvolvidas. Saber regular emoções desagradáveis, como desânimo, frustração ou ansiedade (competências da família da “Modulação emocional”), agir de maneira flexível, ativando a curiosidade e reconhecendo beleza nas coisas (competências da família da “Abertura ao novo”), estabelecer conexões com as outras pessoas, comunicando necessidades (competências da família do “Engajamento com os outros”), criar laços afetivos sólidos, atuando com reciprocidade e confiando nas pessoas (competências da família da “Amabilidade”), colocar em prática tudo o que foi planejado, com foco, organização, determinação, persistência e responsabilidade (competências da família da “Autogestão”), tudo isso é pré-requisito para todo e qualquer projeto de vida.

- - - - CONFIANÇA Cf RESPEITO Rt EMPATIA Ep AMABILIDADE ENTUSIASMO Es ASSERTIVIDADE As INICIATIVA SOCIAL Is ENGAJAMENTO COM OS OUTROS MODULAÇÃO DA TRISTEZA Mt MODULAÇÃO DA RAIVA Mr MODULAÇÃO DO MEDO Mm MODULAÇÃO EMOCIONAL SENSIBILIDADE ESTÉTICA Se IMAGINAÇÃO CRIATIVA Ic CURIOSIDADE Cd ABERTURA AO NOVO Rd RESPONSABILIDADE Pe PERSISTÊNCIA De DETERMINAÇÃO Or ORGANIZAÇÃO Fo FOCO AUTOGESTÃO
Tabela de Competências Socioemocionais

Por isso, o Programa Semente é um projeto de vida e é mais do que isso. E estamos preparados para enfrentar, junto com sua escola, os desafios educacionais do século XXI.

Quer saber mais? Assista ao vídeo em que o Eduardo Calbucci, o Bucci, um dos criadores do programa Semente fala sobre o projeto de vida nos documentos oficiais.